OLINE

quarta-feira, março 03, 2010

Mais de 100 planetas podem ser descobertos nos próximos anos


REVISTAS ABRILMAIS INFORMAÇÕES
Um relatório elaborado por astrônomos britânicos publicado nesta quarta-feira revela que dezenas de novos planetas poderão ser identificados nos próximos anos, sendo que alguns deles podem abrigar alguma forma de vida. Segundo os cientistas, as descobertas futuras poderão mudar a maneira como a humanidade vê seu lugar no universo.

O relatório, intitulado Exoplanetas – A Procura por Planetas Além do Nosso Sistema Solar, informa que, desde 1991, foram catalogados mais de 400 planetas fora do sistema solar. Até o momento, a maioria desses planetas são gigantes de gelo e gás, com características semelhantes as de Júpiter e Netuno. No entanto, nos próximos anos os avanços permitirão que planetas como a Terra possam ser encontrados.

"As futuras gerações de instrumentos e observatórios possibilitarão aos pesquisadores visualizar diretamente planetas como a Terra que orbitam distantes de estrelas como o Sol, e analisar suas atmosferas em busca de sinais de vida. Essas pesquisas representam a próxima fronteira para a exploração espacial", diz o documento britânico. Os astrônomos sustentam que cerca de 100 novos planetas deverão ser localizados em um futuro próximo.

Os cientistas acreditam que a nossa galáxia, a Via Láctea, está repleta de planetas. Eles estimam que mais de 10 bilhões de suas 100 bilhões de estrelas possam abrigar sistemas planetários. Pelo menos uma em cada 10 estrelas similares ao Sol pode ser orbitadas por planetas.

Os astrônomos esclarecem que os planetas que abrigam alguma forma de vida provavelmente ocupam órbitas mais afastadas das estrelas centrais para que propiciem a existência de água. Conhecidos como "zonas habitáveis" - onde as condições não são nem tão quentes nem tão frias – o tamanho desses planetas pode variar de acordo com o brilho da estrela no centro do sistema.

0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

 
Powered by Blogger